sábado, 16 de julho de 2011

CULTO DA FAMILIAR DIA 10/07/2011

MINISTRAÇAO PB. WAGNER (DOMINGO)




NÃO SE DEIXE VENCER PELA TRIBULAÇÃO
Jz 6.1-16

O livro de juizes nos mostra historias belíssimas onde vemos o agir de Deus na vida de homens como Sansão e Gideão e também historias terríveis que retrata a vida de homens que estão longe dos caminhos do Senhor, como é o caso do levita que estava se deslocando de uma cidade para outra que após episodio com homens devassos teve que lançar sua concubina para ser abusada por eles; no dia seguinte ao chamar aquela mulher e sem respostas , pegou um cutelo e partiu-a em 12 pedaços e depois enviou as 12 tribos de Israel.
O livro termina com a declaração que todos faziam o que lhes pareciam bem, pois estavam longe de Deus.
Davi preferiu cair nas mãos do Senhor a cair nas mãos de homens, porque ele sabia que as misericórdias do Senhor não tem fim e se renovam a cada manhã.

Diante do cenário em que estava passando Israel naquele momento, gostaria de estar falando 5 coisa para a igreja

1- IDENTIFIQUE A CAUSA DA TUA LUTA ( V.1 )
A luta pela qual o povo estava passando se originara na desobediência a Deus e a sua palavra
Deus sempre nos dá opções para escolhas em nossa vida. Abraão e Ló fizeram escolhas; existem duas portas pela qual você possa escolher ; Deus te coloca entre a benção e a maldição; entre a vida e a morte; entre viver em obediência a sua palavra ou em desobediência; entre luz ou trevas; e para qual destino você escolherá, o céu e o inferno.
O que fazemos hoje, em termos de leitura ( livros que falam de Deus ou livros escritos por um bruxo, recheado de palavras bonitas ), em termos de assistir programas televisivos, modo de vida, com quem andamos e nos relacionamos, tudo reflete como conseqüência para o futuro, muitas vezes bem próximo. Após o dilúvio, Noé plantou uma vinha e fez o suco de uva e se embriagou, ficando nu na sua tenda. Um dos seus filhos, Cão, descendente da geração de Canaã, viu o seu pai naquele estado e saiu para falar para todos, levando aquele homem a indecência, ao escárnio; os outros dois filhos, Sem e Jafé, foram até o seu pai de costas e com um cobertor cobriram a nudez do seu pai. O resultado é que a geração de Cão foi amaldiçoada, e a geração de Sem e Jáfé abençoadas.
Qual a origem da tua luta? Não resolva apenas o problema, mas a origem do problema.

2- O SENHOR ESTÁ ATENTO A NOSSA SITUAÇÃO ( V. 7,8 )
Deus não fez o mundo, criou as plantas, os animais, os luminares e simplesmente resolveu te colocar neste meio te deixando a bel prazer. Ele cuida de cada detalhe de nossas vidas, desde a geração no ventre de nossa mãe.
Existem dois atributos que nos faz repousar em segurança e em paz. São eles: IMANENCIA, que é a presença de Deus dentro de nós, porque a palavra nos garante que somos templo do Espírito Santo; e a TRANSCEDENCIA, que é a possibilidade de Deus de estar no seu santo trono e ao mesmo tempo está olhando para a tua aflição.
Deus não é um deus ausente em nossas vidas e sim presente, assim como foi com rei Josafá, enfrentando um grande conflito contra outro grande império. Josafá sabia da sua limitação e se prostrou ao Senhor. Se nos prostrarmos e nos quebrantarmos diante deste Deus, Ele toma a luta que é nossa e resolve de acordo com o seu infinito poder.
Dt 31.8 nos dá um grande exemplo de confiança neste Deus.

3- USE AS ESTRATEGIAS PARA NÃO SE DEIXAR VENCER ( V.11 )
Gideão não se permitiu ser roubado, após um grande sacrifício de plantar e colher sua benção. Ele sabia que tinha que fazer algo para que os midianitas não levassem a sua produção. A estratégia de Gideão foi malhar o trigo no lagar, local escondido, longe da visão dos homens. A estratégia nem sempre pode ser fácil, mas trabalhosa, que leva tempo para pensar e tempo para realizar. Quando estiver realizando uma estratégia não olhe para o tempo e sim para o resultado.
Exemplos de estratégias usadas na bíblia:
Zaqueu: Analisou por onde o mestre iria passar e subiu em uma figueira brava
Mulher fluxo sangue: foi por trás da multidão, a favor do movimento
Aleijado sendo descido do telhado aos pés de Jesus



4- SE VALORIZE, VOCÊ É SERVO DE DEUS ( V.12 )
Existem pessoas que a primeira coisa que acontece quando as lutas vem, é fazer as perguntas que Gideão fez no V.13
Ao invés de se perguntar: PORQUE ACONTECEU?, pergunte, O QUE DEVO FAZER SENHOR?
Para as pessoas terem sentimentos de inferioridade é muito fácil, principalmente quando se entra no lado sentimental. Gideão se considerava inferior a todos os israelitas, mesmo depois de receber um elogio tremendo no V.14.
Você tem que entender que você tem força, tem um valor diante de Deus, que você é especial. Deus quando quer usar alguém não se importa com a sua condição física, cultural, emocional, o que Ele quer é que você se coloque na dependência dele.
Moisés foi um príncipe no Egito mas Deus para usa-lo tirou-o daquele meio, o fez fraco, criador de ovelhas e depois deste tratamento, aí sim ,é que foi usado por Deus.
Paulo, doutor da lei, fariseu de fariseu, selozo da lei, criado ao pés de um grande filosofo, Jesus o derrubou, cegou-lhe, lhe fez sentir na condição de fraco e Jesus disse que ele veria o que seria padecer pelo seu nome. Apos tudo isto Paulo entendeu que ele sendo fraco seria forte, que o poder de deus se aperfeiçoa na fraqueza humana, e que todo o seu conhecimento seria refugo diante de Deus.
Jeremias se considerava uma criança diante do seu chamado

5- O SENHOR HÁ DE TE DAR A VITORIA ( V.16 )
Entrega os teus caminhos ao Senhor e o mais ele fará. A vitória daquele povo, naquela situação , a condição era voltar a obedecer ao Senhor. A vitória do Senhor tem algumas condições:
a) BUSCA: Buscar-me-ei e me achareis se me buscar de todo o vosso coração
b) OBEDIENCIA: aquele ler e pratica é como casa feita na rocha...
c) SANTIFICAÇÃO: Sem a qual ninguém verá a Deus
d) ORAÇÃO: É o contato, a comunhão, é o que faz a unidade entre a Palavra, você e Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário