sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sem paz nos relacionamentos não há santificação







Hb 12.14 NÃO HÁ SANTIFICAÇÃO SEM A PAZ NOS RELACIONAMENTOS

O mundo busca a paz, a tranqüilidade de varias formas: seja através de proteção policial, da política (ONU), através do ensino religioso independente da crença e através de movimentos de massa, como por exemplo na Índia houve o Mahatma Gandhi que pregava a não violência mas em contra partida praticava a violência contra o adolescente, o qual só dormia com uma garota adolescente a cada dia.
A grande verdade é que sem Jesus esta paz nunca será completa na vida do homem e da sociedade em que vivem.
Neste versículo existem duas coisas essenciais para a igreja do Senhor, a qual devemos estar buscando incessantemente .

1- A Paz com seu semelhante
A paz é uma coisa que grande parte da humanidade deseja, almeja. Mas o que é paz? É uma situação livre de disputa ou discórdia ; harmonia em uma relação pessoal.
Vejamos o que a bíblia pode nos falar sobre a Paz:
- Rm 12.18 nos fala de um tipo de paz que está destinada aos homens ímpios, de fora da igreja. Deus em sua onisciência sabe que os sentimentos dos seus servos são falhos assim como de toda a humanidade.
Mas será que buscamos a paz com todos os homens ou ate quando não pisam no nosso calo?
Nos versículos 19 a 21 Deus nos dá alguns conselhos para que possamos estar em paz com os homens:
a) Não se vingue: a vingança pertence ao senhor
b) Ajude ao teu inimigo com o que ele mais precisa
c) Não se deixe vencer pelo mal: vence-o pelo bem

- Em 1 Pe 3.11nos fala que buscar e seguir a paz é algo possível ao homem, se porém ele fizer ele procurar praticar duas coisas:
a) Apartar-se do mal: as vezes o homem está inclinado a fazer o mal para o próximo mesmo inconscientemente. Talvez esta pratica esta relacionado com a falta de auto critica dos atos e principalmente pela falta de conhecimento e pratica da palavra do Senhor .
b) Faça o bem: o bem é algo que precisa ser praticado constantemente pelo cristão pois ele é o antidoto do mal.A pratica do bem gera no coração do homem alegria, disposição de ajudar, prazer, amor pelo próximo.


2- Não existe relacionamento com Deus sem santificação
Definição: Limpar ou separar para uso do sagrado; separar do pecado
A santificação ao Senhor de certo modo está sendo banalizada pelos homens que inventaram um novo modo de santificação sem ter que deixar os velhos hábitos como exemplo vestimentas, modos de falar, de se comportar com as pessoas ímpias, ou seja, em determinados casos não há diferença. E estas praticas só entristecem o coração do Pai, pois estão totalmente contrarias a sua palavra, como vemos a seguir:

- Em Jo 17.17 nos mostra que só há uma forma eficaz do homem conseguir a verdadeira santificação que é através da verdade contida na Palavra do Senhor . Verdades inerentes a pessoa de Jesus Cristo e dos seus ensinamentos para vivermos uma vida de santidade e busca da presença de Deus.

- Paulo em sua carta aos Ef 5.25-27 nos dá um exemplo para vivermos uma vida matrimonial de acordo com os preceitos do Senhor, mas também nos mostra que Cristo quer receber uma igreja santificada pura, sem mancha e principalmente irrepreensível e que para tal ele se entregou se sacrificando na cruz do calvário.

- E qual é a vontade de Deus em relação a santificação do seu povo, da sua igreja?
Esta resposta vemos em 1 Ts 4.3-5,7. De forma nenhuma poderemos ter uma verdadeira santificação sem nos separar das praticas mundanas. Ou somos vasos de honra em busca da santificação, procurando sempre deixar a nosso desejo carnal, a concupiscência dos olhos de lado e deixar que a vontade de Cristo impere em nossas vidas assim como foi com a vida de Paulo que diz: “ agora não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”; ou então todo estaremos com todos os esforces em vão se acreditar que indo aos cultos e levantando a mão para entregar a vida a Jesus já está santificado, salvo.

A santificação e a paz andam juntas. Não há a menor possibilidade de se dizer que está em santidade e ao mesmo tempo andar em guerra com o irmão ( fofocas, mexericos, grupinhos, sem se cumprimentar ) que só levam o homem a duas coisas: desobediência e desrespeito com a Palavra do Senhor.
Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Se não formos capazes de ter paz com aquele que é a sua imagem e semelhança, amando-o, perdoando, entendendo suas falhas, jamais conseguiremos chegar no nível de santificação que Deus quer em sua Palavra e por conseguinte não poderemos ser usados para o sagrado.

Que Deus abençoe

Pb Wagner
SERVO DO ALTISSIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário